3 razões para você tem uma rotina de autocuidado

“Tenha cuidado com o exterior, bem como seu interior, porque tudo é um”

Frase Budista

Sabe quando você está em um avião decolando e o comissário de voo começa a dar instruções? Ele fala que em casos de emergência, máscaras vão cair e você precisa colocar primeiro em você e para depois ajudar os outros.

É a mesma lógica para uma rotina de autocuidado, você precisa estar bem, saudável, com a mente em perfeita ordem para conseguir fazer algo por alguém e retribuir para a sociedade

E o autocuidado passa por implementar bons e simples (na teoria) hábitos na nossa vida, como fazer exercícios regularmente, comer e dormir bem, ver os amigos, manter a limpeza e higiene.

O grande desafio deste tema, acredito que nem seria o autocuidado, o problema é a ROTINA! Como manter estes bons hábitos todos os dias? Regularmente? Tenho certeza que você começa a segunda feira comendo salada com grelhado e termina a sexta feira com pizza, certo?

Ou começou a academia indo segunda, terça…sexta, mas só para conversar com as amigas da aula de zumba! (hehehe)

1. Felicidade é estar no seu melhor

Ao praticar conscientemente e frequentemente rotinas de autocuidado, você vai se sentir mais autoconfiante, também vai se conhecendo melhor e compreendendo que esses momentos estão disfarçados de carinhos para você mesma.

No dia a dia, nós deixamos de nos tratar com gentileza, com doçura, não é? Vivemos numa correria, na ansiedade de não estarmos bonitos, bem sucedidos, vem aceitos, e por vezes nos culpamos, nos “maltratamos”.

Então, quando lembramos de nos tratar bem, com respeito, sabendo que estamos comendo uma comida boa e gostosa, que tomamos um banho quente e relaxante, vestimos roupas que nos deixam confortáveis e confiantes, ficamos mais felizes! Afinal, quem não quer ser mimado!

2. Você economiza dinheiro

Parece estranho este item, mas para e pensa:

Comer comidas não saudáveis, geralmente envolve comprar industrializados ou ir em restaurantes, o que geralmente é mais caro.

Fumar e beber, ou mesmo consumir refrigerantes, também é um hábito que custa dinheiro.

Além disso, o sedentarismo e má alimentação, são as principais causas para você desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que são tratadas com medicamentos diários, que custam caro.

Podemos incluir também que a falta de energia que gera improdutividade, ou seja, você não consegue ter tanta disposição para correr atrás dos seus objetivos.

3. Uma boa rotina hoje, garante um envelhecimento mais saudável

Imaginem que essas rotinas de autocuidado são baldes que você vai enchendo com conta gotas, e o seu objetivo é deixá-los sempre cheios. Ou seja, o seu corpo e mente são suas ferramentas para realizar os seus objetivos e precisam estar saudáveis para isso.

Com o envelhecimento, o corpo e a mente começam a perder a performance, de formas diferentes para cada um de nós, claro.

Mas, se mantivermos esses bons hábitos, a probabilidade reduz muito de doenças ou de problemas com a saúde a medida que vamos avançando na idade.

E envelhecer bem, acho que é uma vontade de todos!


Quer receber um Planner de Rotina de Autocuidado Gratuito?


Publicado por Patricia Yoshioka

Sou Eneacoach e Coach psicodinâmico, além de publicitária pós graduada pela FGV, dra. farmacêutica e bioquímica pela USP, taróloga, estudiosa sobre jornadas de transformação, eneagrama e recentemente apaixonada por envelhecimento.

Um comentário em “3 razões para você tem uma rotina de autocuidado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.