Na sexta feira passada iniciou o evento Longevidade que neste ano foi uma maratona digital.

Minha querida professora Beltrina Corte , referência no assunto de envelhecimento ativo, falou sobre Aprendizado ao longo da Vida, mediando um painel com Elca Rubinstein, rabina, cineasta e dona do Death Café Sampa e a pedagoga Vera Brandão.

O que é e como é o aprendizado ao longo da vida para o envelhecimento?

No contexto do trabalho é mais óbvio que precisamos aprender, se atualizar e estudar, mas nesta visão de aprender para envelhecer, o aprender é diferente. O aprendizado é da vida.

A Elca trouxe uma reflexão maravilhosa, de que parte das pessoas não quer na velhice continuar fazendo exatamente as mesmas coisas que fazia até então, querem outro ritmo, outra fonte de satisfação, mas para fazer outra coisa, ela precisa ser aprendida ao longo da vida, para esta disponível quando resolvermos buscar algo diferente.

Talvez venha dos sonhos da juventude a inspiração para as novas aventuras, ter boas ideias é parte deste processo de aprendizagem.

Mas não só isso, precisamos reaprender a como viver esta nova etapa da vida, e a Elca reforçou a necessidade do desapego, do que ela era, do que fazia e como fazia; a meditação budista a ajudou nesta frente, e o quanto é importante o saber SER.

Longevidade é saber que todo mundo é velho, ou hoje ou amanhã.

Miriam Goldenberg

PUBLICADO POR

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário!

Assine para receber nossas novidades e agenda completa

Rolar para cima
Rolar para cima