O que eu aprendi com os meus avós japoneses

A minha família tem descendência japonesa, assim os costumes e a cultura oriental sempre esteve presente na minha vida.

Bem como as inúmeras histórias da infância na roça, do preconceito por falarmos “elado, né?” e da superação dos imigrantes que vieram com a cara e a coragem para iniciar uma nova vida no Brasil.

O nome MAHAS veio exatamente de uma epifania e da junção dos nomes e ensinamentos dos meus avós. Acho oportuno celebrar o “Dia dos avós” contando um pouco sobre essas lições:

GenkiBoa Saúde

Cultivar uma boa saúde física e mental tem vários elementos, desde ir ao médico para check-up, alimentação e exercícios. Minha avó pratica Radio Taisso, um exercício feito pela manhã como um aquecimento ao som de uma música bacana. O Radio Taisso nasceu no Japão e as instruções de cada exercício eram enviadas pelo rádio, daí o nome.

Flores – Beleza do Microfluir

Nunca vi tanta felicidade como quando uma orquídea floria no jardim da minha bathian (avó em japonês). Ela mostrava para todos. Todos os dias ela cuidava daquele jardim com muita dedicação, com carinho e cuidado, entregando tudo do bom e do melhor. Era um momento mágico no dia para ela. Aprendi sobre o Microfluir observando estes momentos.

Propósito de vida manifestado no trabalho

Meu avô acordava todos os dias para trabalhar, sábado e domingo, gostava demais! Vivia feliz com esta rotina que para alguns pareceria maçante. Mas o segredo era esse, no trabalho meu avô exercia sua criatividade, falava com as pessoas, colocava suas habilidades para resolver o problema dos clientes. Ou seja manifestava o seu propósito de vida, então se sentia feliz e realizado quando trabalhava.

Antifragilidade além da resiliência

Não basta sermos flexíveis e adaptáveis frente as dificuldades, precisamos nos esforçar para aprendermos e nos tornarmos melhor após cada golpe. De acordo com o budismo de Nichiren Daishonin “a força de nossa determinação converte sofrimento em paz e conforto”.

Desejo um lindo dia dos avós para os que tem a boa sorte de aprender com seus ancestrais.

PUBLICADO POR

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário!

Assine para receber nossas novidades e agenda completa

Rolar para cima
Rolar para cima