O que é a felicidade no trabalho?

Para ser feliz no trabalho, você precisa se ver naquilo que você faz, se reconhecer, caso contrário você não se realiza, você não se torna real.

Se eu não me reconheço, não me percebo naquilo que eu faço, me sinto desconectado comigo, com o meu propósito e fico infeliz.

A felicidade no trabalho vai além de alcançar seus objetivos profissionais como alcançar uma promoção esperada. Mas e como está a sua saúde mental e física para aguentar os dias cansativos e a rotina corporativa?

Você consegue diferenciar a sua vida profissional, a sua pessoal? (Leia também “Projeto Básico da Felicidade”) Quando você não consegue distingui-las, é possível que você esteja sobrecarregada.

Por isso, é importante ter equilíbrio desses pensamentos e focar nas tarefas. Assim pode te ajudar na evolução profissional.

É possível ser feliz no trabalho?

Em uma Era que há muitos excessos de tecnologia e informação, como lidamos com tudo isso? Muitas vezes, não dá tempo de pensar nisso, não é verdade?

Escolha um trabalho que ama e você não terá que trabalhar um único dia, essa frase retrata o sonho de muita gente, e se fosse uma frase seguida à risca, muita gente trocaria de profissão por algo que remunera bem e que seja feliz. Mas afinal, é possível ser feliz no trabalho? O que é preciso para ser feliz?

Então continue a leitura e veja o que é felicidade, como ser feliz  e quais os segredos dos empresários para os funcionários serem mais felizes.

Como ser feliz no trabalho?

Não há uma fórmula mágica para encontrar a felicidade. No entanto há algumas atitudes que podem te ajudar a ser feliz no trabalho, como por exemplo:

  • Tenha um trabalho significativo
  • Permitir que as pessoas tenham liberdade e autonomia, para que elas se tornem mais participativas na empresa.
  • Elogie sempre que possível, e devem ser sinceros e não esperar pela retribuição.
  • Na tomada de decisão, seja sincero e transparente para que a confiança seja alimentada e as interações saudáveis
  • Tenha relações positivas e harmoniosas
  • Ajude os outros, voluntarie-se para um projeto em que a equipe precise de mais mãos.
  • Procure um trabalho que lhe permita explorar novas áreas e resolver problemas desafiadores

Quais os segredos das empresas para ter funcionários mais felizes?

Muitos empreendedores já descobriram que para ter uma equipe de funcionário mais engajado precisa que eles estejam mais felizes, veja agora quais são:

  • Os cargos devem ser alinhados à empresa
  • Os funcionários devem se sentir empoderados
  • A equipe deve se sentir valorizado
  • O trabalho deve ser interessante e significativo
  • Deve haver senso de igualdade

Portanto, todo empreendedor deve despertar esse sentimento em seus colaboradores. Mas como saber se você está infeliz no trabalho? Veja abaixo:

Quais os principais sinais de que você é infeliz no trabalho?

Veja abaixo se você se identifica com alguns dos sinais abaixo:

Você costuma perder a hora?

Se você não chega na hora e isso não o abala mais é sinal que você não está motivado com o trabalho.

Quando nada está bom

Se qualquer iniciativa que o seu chefe colocar na mesa não te agrada e não vê com bons olhos as mudanças, é preciso ficar atento a todas essas insatisfações.

Não sente vontade de interagir

Você não tem vontade de interagir com os colegas, e não contribui para o círculo de amizades.

Sente falta de sono

Você perde o sono porque a sua mente está cheia de pensamentos negativos. Ou você nem quer dormir pra não ter que acordar para trabalhar.

Está desanimado com a rotina de trabalho

Só de pensar em encarar o trânsito para chegar ao escritório e encarar mais um expediente soa como algo pesado? Então está na hora de repensar a sua vida profissional!

E não esqueça que sempre é tempo de mudar, se você não está feliz no que faz, reflita e planeje a mudança. Neste post eu conto como mudei de farmacêutica para Marketeira.

Conclusão

Enfim, a felicidade é um estado de espírito, e quando relacionada ao trabalho, não diz respeito à satisfação com a vida profissional. Quando um trabalhador está realizado com o seu emprego, ele se sente motivado e com disposição.

PUBLICADO POR

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário!

Assine para receber nossas novidades e agenda completa

Rolar para cima
Rolar para cima